Confira as ementas das oficinas promovidas durante o evento

Com a abertura do período de inscrições, é chegada a hora de conhecer quais serão os temas e responsáveis pelas oficinas que serão realizadas durante o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, né?

  • Sobre as oficinas, é importante lembrar que elas terão vagas limitadas: serão 15 lugares por sala virtual – que serão preenchidas por ordem de inscrição;
  • Você saberá que a vaga está garantida quando receber o e-mail de confirmação da Comissão. Caso você indique interesse em uma determinada oficina e ela já tenha sido totalizada, nossa equipe vai entrar em contato para convidar para uma nova oficina;
  • E atenção! Cada participante pagante poderá participar de até duas oficinas, realizadas de maneira não-simultânea – ou seja, uma tarde do dia 24/6 e outra na manhã do dia 25/6.

As ementas

Oficina 1: Como fazer jornalismo em tempos de marketing digital? Tecnologias, ferramentas e o ecossistema por trás da notícia na internet

Ministrantes: Manoel Assad Espindola, Leandro Vieira e João Paulo de Oliveira Xavier

Ementa: A transformação digital e a midiatização têm mudado profundamente a maneira como consumimos informação. Em alguns anos, com a próxima transição geracional, tudo será diferente, inclusive o jornalismo. Você está pronto para isso? Essa oficina procura apresentar as principais tendências do jornalismo e sua relação com o “marketing digital”. Falaremos do ecossistema digital; práticas SEO; palavras-chaves; campos semânticos; Web Stories e outras tendências; além de práticas e ferramentas cada vez mais necessárias para a prática jornalística.

Oficina 2: Alavanque seu negócio por meio da assessoria de comunicação

Ministrante: Thamiris Franco

Ementa: A oficina tem por objetivo evidenciar como a comunicação é fundamental para o crescimento de um negócio.  O aluno vai aprender como obter visibilidade para seu cliente sem gastos com publicidade, por meio de técnicas de Assessoria de Imprensa.

Conteúdo:

– Relacionamento com a mídia – o que é? Como obter? Como produzir seu mailing list?
– Produção de release
– Técnicas de Media training
– Gestão de Crise

Oficina 3: Análise do Discurso Político

Ministrante: Cícero Villela

Ementa: Como a Análise de Discurso aborda os discursos políticos? Nossa pergunta parte da obviedade de que há uma relação entre a AD e a política desde sua constituição. Contudo, existem diferentes formas de interrogar esses discursos e produzir análises. Por isso, nos propomos a apresentar aos participantes as possibilidades que a Análise de Discurso, em especial sua corrente materialista (Pêcheux e Orlandi), tem para se analisar os discursos de fontes ligadas ao campo político-midiático. O percurso será feito por meio da apresentação das principais ferramentas analíticas do campo associado com análises da conjuntura brasileira atual, com destaque para os discursos anti-vacina.

Objetivo: Apresentar as especificidades da Análise de Discurso frente a outros métodos analíticos e refletir sobre as potencialidades da AD na abordagem dos discursos políticos.

1° Parte (2h de duração) – Apresentar a Análise de Discurso, suas relações com os diferentes campos de saber, as especificidades dos trabalhos de Pêcheux em relação a outros autores da AD e discutir os limites e potencialidades desse campo em relação aos estudos da Comunicação e da Política.

2° Parte (2h de duração) – Aplicação de análises por meio de exemplos e atividades. O objetivo é levar exemplos, os discursos anti-vacina feitos pelo atual presidente da república, e propor atividades de análise para familiarizar os participantes com o funcionamento de uma análise.

Bibliografia Básica:

AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de Si no Discurso: A Construção do Ethos. Contexto. São Paulo-SP. 2019.
COUTRINE, Jean-Jacques. Análise do Discurso Político: O Discurso Comunista Endereçado aos Cristãos. Edufscar. São Carlos-SP. 2014
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Pontes Editores. Campinas-SP. 1999
OSAKABE, Haquira. Argumentação e Discurso Político. Martins Pontes. São Paulo-SP. 2002

Oficina 4: Marketing de conteúdo na prática

Ministrante: Yvye Prado

Ementa: A oficina tem como foco auxiliar os estudantes de jornalismo na estruturação técnica de conteúdos para que eles possam atuar como freelancers no mercado. Será dividida em 2 módulos: Marketing de conteúdo para redes sociais e Marketing de Conteúdo para Blog. 

Para redes sociais:

– Como analisar o público
– Como definir temáticas 
– Cronograma de conteúdo
Copywriting e Storytelling

Conteúdo para Blog

– Como estruturar um texto perfeito para blog
– Técnicas de SEO
– Precificação do conteúdo

Oficina 5: A importância da comunicação visual para um bom desempenho nas mídias digitais

Ministrante: Felipe Ribeiro

Ementa: A oficina tem por objetivo evidenciar como a Comunicação Visual é fundamental para o crescimento de um negócio.  O aluno vai aprender como obter a melhor comunicação e visibilidade para seu cliente, com um bom desempenho visual em seus conteúdos.

Conteúdo:

– Identidade Visual  – o que é? Como obter? Como produzir uma comunicação visual?
– Planejamento
– Apresentação
– Conteúdos

Outros avisos

O perfil profissional de quem vai ministrar as oficinas pode ser lido pelo link disponível aqui.

Já para fazer a sua inscrição em alguma oficina do Congresso, é preciso fazer a sua inscrição pelo link e fazer o pagamento da inscrição na categoria correspondente. Para mais informações, acesse a página.

Vem pro Congresso!

Atenção aos links

  • Inscrição geral no evento: clique aqui
  • Para baixar o boleto de pagamento, em casos específicos: clique aqui
  • Formulário de interesse nas oficinas: clique aqui

(Atualizado – 28/5 – 20h47)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s