Lista: 5 motivos para participar de um congresso durante a graduação

Os eventos científicos, em especial os congressos acadêmicos, constituem-se como uma excelente fonte na busca e disseminação de novos conhecimentos, uma vez que reúnem e conectam profissionais, acadêmicos e estudantes em um ambiente de divulgação e produção científica.

Por isso, reunimos cinco motivos para você não deixar de participar do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, mesmo que ainda esteja na graduação.

Confira:

1. Desenvolvimento mais amplo da formação acadêmica

Durante a graduação, é importante que os alunos também tenham contato e se desenvolvam em atividades e experiências fora da sala de aula. Nesse sentido, para os discentes, os congressos acadêmicos são uma excelente oportunidade para ampliar e construir a sua própria cultura e formação, tanto profissional quanto acadêmica.

Em um congresso é possível ver na prática a consonância entre as disciplinas e os conhecimentos obtidos em atividades extracurriculares.

2. Contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições

Neste tipo de evento há, também, a possibilidade de contato com profissionais que já atuam no mercado e com acadêmicos de outras áreas e instituições: isso é representa uma grande oportunidade para troca de experiências, conhecimentos, ideias e até mesmo parcerias futuras.

Portanto, participar de eventos assim pode ser uma boa estratégia para quem pretende se aprofundar em diferentes temas, áreas ou estudar em outra instituição.

3. Construção de um conhecimento acadêmico, social e político

A participação em congressos permite o contato com conteúdos e discussões relevantes que ajudam a construir, na maioria dos casos, um maior entendimento sobre os fatos e acontecimentos nos dias de hoje.

Vale a pena acompanhar os debates, as pesquisas realizadas e outros trabalhos que os palestrantes tenham publicado para se manter informado e atualizado sobre o contexto acadêmico, político e social em que se está inserido.

4. Novas possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional e acadêmico

Durante a formação acadêmica, a vasta possibilidade de atuação e os desafios enfrentados, principalmente nos primeiros anos de faculdade, podem confundir muitos alunos.

Ao participar de um congresso, o contato com profissionais e acadêmicos permite um entendimento maior das possibilidades de aplicação tanto prática quanto teórica dos conhecimentos adquiridos em sala.

5. Emissão de certificados e horas complementares

Para quem pretende seguir carreira acadêmica, cursar um mestrado ou se inscrever em outros processos seletivos que exigem prova de títulos, por exemplo, a participação em congressos conta bastante.

Além disso, para concluir a graduação, muitos cursos exigem que os alunos cumpram determinadas horas de atividades complementares, que podem ser verificadas através dos certificados.


Texto: Leonardo Emerson
Comissão de Apoio e Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s