Dicas essenciais para fazer uma ótima apresentação no Congresso

Agora que a espera acabou e a lista dos trabalhos aprovados para o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes foi divulgada, é hora dos congressistas, enfim, se prepararem para as apresentações nos GTs.

Esse processo, entretanto, pode ser desafiador, especialmente para aqueles que irão se apresentar em um congresso pela primeira vez.

Pensando nisso, a Comissão de Apoio e Divulgação conversou com três integrantes da Comissão Organizadora Central do evento, que são experts no assunto.

O trio deu algumas dicas sobre como se preparar melhor e realizar uma ótima apresentação.

Confira!

Quais são os caminhos para superar o nervosismo?

Mariane Motta de Campos, mestra em Comunicação pela PPGCOM UFJF:
Apresentar um trabalho acadêmico pode parecer um “bicho de sete cabeças”. Lembro bem da minha primeira apresentação em um Congresso, mas é bem tranquilo, não muito diferente de uma apresentação de trabalho em sala de aula.

Marina Alvarenga Botelho, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA): Nesse sentido, um certo frio na barriga vai nos acompanhar por toda nossa trajetória acadêmica, mas é importante ter em mente que a única forma de diminuir o nervosismo é com a prática. E digo prática em dois sentidos. O primeiro diz respeito à experiência em eventos dessa natureza: quanto mais vezes apresentarmos trabalhos, mais eventos participarmos, mais assistirmos a outras apresentações de trabalho, mais natural vai ficando esse exercício, pois vamos pegando as “manhas” e deixando a insegurança de lado. O segundo é aquele mais imediato – praticar! Podemos treinar apresentando para amigos e familiares ou mesmo nos gravar em vídeo e nos assistir. Dessa maneira, podemos ter uma ideia do tempo que estamos levando e quais pontos precisamos melhorar, por exemplo.

Willian José de Carvalho, mestre em Comunicação pela PPGCOM UFJF:
O primeiro passo para uma boa apresentação de um trabalho científico, seja em algum congresso ou seminário seja em bancas de conclusão de curso é estudar bem o seu trabalho. Quanto mais você tiver domínio do seu referencial teórico e do seu corpus de análise, mais segurança você terá para falar sobre.
Gera-se uma certa ansiedade em uma apresentação e isso é normal, até mesmo grandes nomes do mundo da pesquisa já passaram por essa etapa inicial. Por isso, sempre é bom ter essa segurança quanto a sua apresentação.

Quais são as melhores maneiras de desenvolver o conteúdo dos trabalhos durante a apresentação?

Mariane: As apresentações em Congressos são, em geral, tem pouco tempo, cerca de 15 minutos. Por isso, devemos ser bem objetivos e dar enfoque aos principais pontos do trabalho. Para a apresentação, destaque o seu objeto de pesquisa, sua hipótese e questões de pesquisa, os principais autores usados no referencial teórico e por fim, enfatize a sua análise e as conclusões do trabalho. Caso seu trabalho ainda não esteja finalizado, apresente o que já estiver realizado da análise para que as pessoas presentes no Grupo Temático (GT) possam contribuir para sua pesquisa.

Marina: Em relação à apresentação é sempre importante manter uma atitude de acordo com a formalidade exigida pelo evento. O material da apresentação deve ser um breve resumo, apresentando os principais tópicos do seu trabalho, lembrando-se, sempre, que os companheiros de GT ou de mesa ainda não leram seu trabalho, por isso é importante contextualizá-lo, mas sem perder de vista o tempo reservado para sua fala.

Willian: Divida o seu trabalho em partes importantes e que você acha pertinente para ser apresentado. Muitos alunos gastam muito tempo na discussão teórica e quando chega na parte de análise, o tempo está no final. E aí o mais interessante da sua pesquisa tem que ser passado em alta velocidade. Eu costumo montar um slide para as informações iniciais como título, autoria. Dois a três slides para apresentar os objetivos do meu trabalho e a pergunta que norteia a minha pesquisa; um slide para cada eixo teórico que debato e o restante fica para a apresentação dos resultados e as considerações finais.

Como montar uma boa apresentação visual?

Mariane: É importante levar uma apresentação que nos ajude a ter um norte para que não se perca durante a fala. Prepare o slide com antecedência, para dar tempo de reler e consertar possíveis erros de ortografia. Faça uma apresentação simples, com pouco texto e de preferência com gráficos, quadros e imagens que demonstram a sua análise e seu objeto de pesquisa.

Marina: Imagens, gráficos e tabelas são bem vindos, desde que sejam parte essencial do trabalho. De forma geral, alguns pontos são importantes de serem falados: qual o contexto do seu trabalho, qual seu objetivo ou o que se pretende realizar com ele, quais as principais referências teóricas (sem se delongar muito, focando apenas nos conceitos centrais), como foi feito seu trabalho e quais foram os resultados.

Willian: O domínio do sua pesquisa é essencial na hora de montar a sua apresentação. Evite escrever textos longos. Resumir aquilo que é importante em tópicos é de extrema importância. Use recursos gráficos como imagens e infográficos. E não se prenda apenas ao famoso PowerPoint, existem outros programas de edição de slides que podem trazer um diferencial como o Google Apresentação, Prezzi e o Canva, ambos online.

Dicas de ouro

Mariane: A dica mais importante é deixar a água por perto e ir tranquilo. Seu trabalho foi aprovado e você tem o conhecimento necessário para fazer uma ótima apresentação!

Marina: Existem alguns exercícios de respiração e de aquecimento vocal que podem nos ajudar a “aquecer” a voz e a diminuir a ansiedade. É clichê, mas respirar fundo ajuda bastante.

Willian: A melhor dica é ter uma boa noite de descanso e se alimentar bem. Isso já resolve 50% dos problemas. Como diz o ditado popular “Se a mente não pensa o corpo padece”, isso se aplica também para uma apresentação.


Texto: Leonardo Emerson
Comissão de Apoio e Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s