I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes ocorre nesta semana

Na próxima quinta (24) e sexta (25), ocorrerá o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes: evento on-line que conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O tema geral do evento será “Mídia e disputas de narrativa em tempos de pandemia”. “A proposta é criar um espaço permanente de debate no campo da Comunicação em que temáticas atuais possam ser discutidas a partir de um ponto de vista crítico, reflexivo e, principalmente, científico num momento de negacionismo. É uma forma de estimular a produção científica de nossos docentes e alunos”, explica o diretor-geral do evento, o professor Luiz Ademir de Oliveira.

Planejado, principalmente, para estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ, mas aberto para as demais instituições interessadas, o evento recebeu inscrições de diferentes universidades e faculdades mineiras e de outras regiões do país.

“Ficamos muito satisfeitos com o interesse do público no nosso evento, que tem sido organizado com tanta atenção e cuidado”, pontua Arthur Raposo Gomes, jornalista, publicitário e integrante da comissão organizadora.

Ele conta que, entre os inscritos no Congresso, há pesquisadores vinculados, por exemplo, à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luiz Ademir, por sua vez, reforça que “um congresso é um momento para que possam apresentar trabalhos e também dialogar com pesquisadores de outras instituições”.

“Com temas e discussões atuais, além de produções e qualidade dignas de um evento nacional, o Congresso une a identidade do Campo das Vertentes e as preocupações atuais sobre o campo da comunicação e suas implicações na sociedade”, sinaliza Deborah Vieira, jornalista, professora substituta na UFSJ e também integrante da equipe organizadora.

Programação

Os mais de 220 congressistas inscritos no evento participarão de uma programação constituída por palestras, mesas, apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos (GTs) e oficinas.

Na tarde de quinta, serão promovidas três oficinas: uma sobre marketing digital, outra sobre assessoria de comunicação e uma terceira abordando sobre a análise de discurso político.

Já na parte da noite, ainda na quinta, ocorrerá a abertura oficial do evento: na ocasião, está prevista uma fala da jornalista e ex-deputada federal Manuela d’Ávila e, em seguida, uma mesa formada por três jornalistas com experiência na área: Renata Miranda, editora-chefe da TV Integração, Eliane Moreira, repórter na TV Integração, e Raquel Lopes, repórter no jornal Folha de S. Paulo.

Na manhã de sexta, mais duas oficinas serão promovidas: uma sobre marketing de conteúdo e outra sobre atributos da comunicação visual.

Pela tarde, ocorrerão os encontros virtuais dos pesquisadores que irão apresentar suas pesquisas nos Grupos Temáticos (GTs).

Já na noite de sexta, o Congresso será encerrado com uma mesa constituída por quatro docentes referências nas respectivas áreas: Paulo Roberto Figueira Leal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); João Barreto da Fonseca, da UFSJ; Isabela Kalil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); e Rosemary Segurado, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O quarteto debaterá sobre “Negacionismo Científico, Guerra de Narrativas e Pandemia: a disputa política e comunicacional”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s