Grupos Temáticos

Na edição 2021 do Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, os trabalhados submetidos devem ser inseridos em um dos sete GTs.

Confira!

GT 1 – Comunicação, Pós-Verdade e Pandemia

Coordenação: Me. Mayra Regina Coimbra (UFJF)
E-mail: mayrarcoimbra@gmail.com

Ementa: A pandemia da Covid-19 provocou intensas transformações na sociedade do mundo todo. Diferentemente do que aconteceu em outras pandemias, nesta, não houve um isolamento informacional. Pelo contrário, há a presença de inúmeros canais de informação e comunicação. Nesse cenário damos destaque a intensificação de alguns fenômenos como o descrédito na ciência, a circulação de notícias falsas, teorias da conspiração e desinformação. Sendo assim, este GT pretende refletir sobre a dimensão comunicativa presente nessa nova experiência social e observar as transformações na prática jornalística e na forma como o jornalismo tem sido um suporte importante para divulgação da ciência e, ainda, na relação das sociedades com essas informações.

Palavras-chave: Pandemia; Covid-19; Fake News; Desinformação; Pós-verdade; Jornalismo.

GT 2 – Comunicação, Política e Gênero

Coordenação: Me. Deborah Luísa Vieira dos Santos (UFSJ)
E-mail: deborahvieira@ufsj.edu.br

Ementa: A comunicação e seus diversos meios e suportes participam da formação do indivíduo e sua identidade, da construção do conhecimento e da realidade social, bem como, da transformação ou manutenção de estigmas, preconceitos e poder simbólico. Nesse sentido, esse GT tem como objetivo reunir pesquisas que partem da interface mídia e política, tendo como atravessamentos às questões de gênero.

Em 10/6, esse GT passou por uma reformulação. Saiba mais na nota disponível aqui.

Palavras-chave: Comunicação e Política; Gênero; Interseccionalidade; Minorias.

GT 3 – Comunicação Partidária e Campanha Permanente

Coordenação: Me. Willian José de Carvalho (UFJF)
E-mail: wjcjornalismo@gmail.com

Ementa: Aceita pesquisas que busquem compreender a relação entre o campo da política e a esfera midiática a partir dos conceitos de campanha permanente, entendida como a confluência entre a comunicação governamental e a comunicação política e eleitoral. Também como pesquisas que buscam investigar as estratégias midiáticas e políticas aplicadas à comunicação político-eleitoral, com especial ênfase na construção e projeção de imagens públicas de seus atores com finalidade de consolidação de posicionamento junto ao eleitorado.

Palavras-chave: Comunicação Política e Eleitoral; Estratégias Comunicacionais; Partidos Políticos; Campanha Permanente; Imagem Pública.

GT 4 – Comunicação Digital e Redes Sociais Online

Coordenação: Me. Marina Alvarenga Botelho (UNIP)
E-mail: inabotelho@gmail.com

Ementa: O Grupo Temático aceita trabalhos que discutam a produção, a circulação e a distribuição de conteúdo nos ambientes digitais, com ênfase nas redes sociais online. O propósito é refletir, a partir de estudos teóricos e empíricos, as novas formas comunicacionais e representacionais, públicas e privadas, no contexto da sociedade midiatizada e conectada. Consideramos investigações e análises sobre corpus e metodologias que trabalhem com estratégias e tendências em mídias sociais e plataformas digitais, métricas e monitoramento de redes, análises de redes, práticas discursivas e gêneros textuais diversos no âmbito da cibercultura.

Palavras-chave: Redes Sociais Online; Midiatização; Circulação; Interação; Análise de Redes.

GT 5 – Comunicação e Grupos Minorizados

Coordenação: Profa. Dra. Filomena Maria Avelina Bomfim
E-mail: myosha@gmail.com

Ementa: A comunicação como arena de disputas simbólicas em que grupos minorizados (sejam grupos étnico-raciais, de gênero ou LGBTQ+) estabelecem formas de lutas contra hegemônicas. O GT acolhe trabalhos e pesquisas que reflitam desde o enquadramento estigmatizado dado pela mídia hegemônica a estes grupos minorizados bem como às formas de lutas e de resistência que tais grupos encontram por meio do espaço midiático para terem voz e fazerem valer seus direitos.

Em 10/6, esse GT foi criado. Saiba mais na nota disponível aqui.

Palavras-chave: Questões étnico-raciais; LGBTQ+; Resistência; Grupos minorizados; Contra-hegemônica.

GT 6 – Estudos Interdisciplinares em Comunicação

Coordenação: Me. Mariane Motta de Campos (UNIP)
E-mail: marianemottadecampos@hotmail.com

Ementa: Estudo da Comunicação como campo transdisciplinar do conhecimento e suas especificidades. Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Interfaces do campo da Comunicação com outras áreas do Conhecimento – Política, Economia, Linguística, Esporte, Educação, entre outras.

Palavras-chave: Estudos Interdisciplinares; Teorias da Comunicação; Comunicação e Política; Interfaces Comunicacionais.

GT 7 – Mídia e Campanhas Eleitorais

Coordenação: Esp. Arthur Raposo Gomes (UFSJ)
E-mail: arthurraposogomes@gmail.com

Ementa: Recebe trabalhos científicos que tratam sobre a relação entre a mídia e as campanhas eleitorais: ações de comunicação feitas em período específico com a intenção de buscar votos. Nesse sentido, o GT acolhe pesquisas vinculadas, principalmente, aos seguintes temas: a) conteúdo exibido no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em cadeias de rádio e TV; b) conteúdo político promocional veiculado na web; c) estratégias de comunicação de candidaturas; d) comunicação eleitoral multimídia; e) regulamentação publicitária e eleitoral; f) construção e projeção de imagens de atores políticos durante o período eleitoral; g) espaço do jornalismo no momento de campanha; h) análises históricas quanto ao tema.

Palavras-chave: HGPE; Campanhas Eleitorais; Comunicação Político-Eleitoral; Ciberespaço; Estratégias de Comunicação.


(Atualizada – 10/6/2021 – 12h55)