Palestrantes e ministrantes

Conheça, abaixo, quem vai fazer parte das atividades do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes.

Palestrante

  • Manuela D’Ávila

Manuela é jornalista pela PUC/RS e mestre em políticas públicas pela UFRGS. Foi a vereadora mais jovem de Porto Alegre, deputada federal mais votada do Brasil e deputada estadual mais votada em 2014. Concorreu à vice-presidência do país, em 2018.

Fundou o Instituto E Se Fosse Você, voltado ao combate das fake news e redes de ódio. Lançou três livros: “Revolução Laura”, “Por que lutamos? um livro sobre amor e liberdade” (também foi traduzido para o espanhol) e “E Se Fosse Você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news”.

É organizadora e autora da “Coletânea Sempre foi sobre nós: relatos da violência política de gênero Brasil”.


Jornalistas convidadas

  • Eliane Moreira

Jornalista, ela trabalha como repórter da TV Integração – afiliada da Rede Globo.


  • Raquel Lopes

Jornalista egressa da UFSJ, Raquel, atualmente, é repórter da Folha de S. Paulo, pela sucursal de Brasília.

Já teve passagem pela CBN Vitória, A Gazeta, Poder 360 e Projeto Comprova.

Finaliza de sete prêmios nacionais e regionais de jornalismo, sendo vencedora de quatro.


  • Renata Miranda

Editora-chefe na TV Integração, atualmente Renata é mestranda em Comunicação na UFJF.

Especialista em Gênero e Sexualidade pela Faculdade de Educação da UFJF, ela já trabalhou em veículos de imprensa de Juiz de Fora e também no jornal Hoje em Dia, na capital mineira.


Docentes convidados

  • Profa. Dra. Isabela Kalil

Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Isabela Kalil é professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Lá, ela atua como coordenadora do Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual (NEU) e desenvolve pesquisas sobre manifestações políticas no espaço público, gênero e conservadorismo.

Faz parte do fórum Sexuality Policy Watch, onde integra o painel de pesquisa internacional sobre Gênero e Política na América Latina.


  • Prof. Dr. João Barreto da Fonseca

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o jornalista tem mestrado em Estudos Literários, experiência prática como repórter e, na academia, textos em revistas e livros sobre Almodóvar, Pasolini, Sergei Eisenstein, Dostoiévski, Freud, Arthur Schnitzler, Rubem Fonseca, Walter Benjamin, Edgar Allan Poe e Nelson Rodrigues.

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Mestrado em Letras (Promel) da UFSJ, ele é autor do livro “Ver e Contar: cinema, literatura e jornalismo” e coordenou projetos de pesquisa que relacionam a cultura digital com novos modos de produção de si – incluindo questões como vigilância, tragédia urbana e narrativas.


  • Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal

Professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o jornalista tem mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Um dos líderes do grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania”, ele leciona à graduação e pós-graduação e tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política e jornalismo político.


  • Profa. Dra. Rosemary Segurado

Doutora, mestre e graduada em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rosemary Segurado tem pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid.

Atualmente, é pesquisadora da PUC-SP, coordenadora do curso “Mídia, Política e Sociedade” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sendo também integrante do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP e editora da Revista Aurora. Tem experiência em Ciência Política, com foco em estudos eleitorais e movimentos sociais.


Ministrantes de oficinas

  • Cícero Villela

Mestre e graduado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é doutorando em Linguística/Análise de Discurso na Unicamp.

Realiza pesquisas em Discurso e Cidade, tendo como objeto de estudo a produção de Slams poéticos nas periferias brasileiras.


  • Felipe Ribeiro

`Publicitário pela Univap (Universidade Vale do Paraíba), em São José dos Campos, Felipe é mestre em Marketing Digital e doutor em Comunicação e Marketing Odontológico.

Há cinco anos, é CEO da Agência Leeds.


  • João Paulo de Oliveira Xavier

Professor na graduação do curso de Publicidade e Propaganda, é mestrando em Gestão Integrada do Território, graduado em Comunicação Social pela Univale e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos.

Especialista em redação publicitária, acumula experiência com marketing digital, direção e criação.


  • Leandro Vieira

É fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress. Com mais de 20 anos de atuação com Tecnologia, Marketing Digital e Negócios.

Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks.

É um verdadeiro evangelista do WordPress. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.


  • Manoel Assad Espindola

Profissional com sólido conhecimento em planejamento, marketing político, branding e coordenação do mix de comunicação; possui experiência em vários segmentos, com destaque para sua atuação como gerente de Marketing do Grupo JPP, uma das maiores empresas do segmento industrial de bicicletas do Brasil; como sócio-diretor da Pop Comunicação Inteligente, uma agência de publicidade de destaque no leste mineiro; além de diversas campanhas políticas vitoriosas.

É formado em Jornalismo e em Publicidade pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale); especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC); especialista em Marketing Político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e especializando em Educação na PUC-RS.

Atualmente é consultor de marketing e professor universitário. Na Univale, coordena os cursos de Publicidade & Propaganda, Jornalismo e da pós-graduação de Marketing e Gestão Estratégica da Comunicação e Informação.


  • Thamiris Franco

Doutora em Comunicação Social – Jornalismo (UNIP-SP), mestre em Comunicação Social – Jornalismo (UFJF), graduada em Jornalismo (UFSJ). Atualmente cursa pós-graduação em Comunicação Empresarial.

Possui experiência na área acadêmica e mercadológica – especialmente com Assessoria de Imprensa e Gestão de Eventos.


  • Yvye Prado

Jornalista graduada pela UFSJ, é especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas e Marketing Digital.

Atua há 10 anos com produção textual publicitária. É head de Conteúdo na Almalab, agência digital especializada em redação.


Nota da organização:

Por questões pessoais e imprevistas, a professora Carla Montuori Fernandes não estará presente na mesa de encerramento “Negacionismo Científico, Guerra de Narrativas e Pandemia: a disputa política e comunicacional”.

A mesa de encerramento contará, a partir de agora, com a participação das professoras Isabela Kalil e Rosemary Segurado.

(Atualizada – 24/6 – 11h45)