Submissão de Trabalhos

I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes

Tema:
Mídia e disputas de narrativa em tempos de pandemia
Evento online
24 a 25 de junho de 2021
Comissão Organizadora Central:

Dr. Luiz Ademir de Oliveira,  Me. Mayra Regina Coimbra,  Me. Deborah Luísa Vieira dos Santos, Esp. Arthur Raposo Gomes, Me. William José de Carvalho, Me. Marina Alvarenga Botelho

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

O I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes recebe as submissões de propostas de trabalhos no formato artigo completo e resumo expandido, entre os dias 24 de maio a 15 de junho de 2021.

Os aceites serão emitidos até o dia 20 de junho de 2021.

Os artigos aceitos e apresentados no evento serão publicados em formato de capítulo de e-book do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes*.

O envio dos trabalhos completos para os autores que enviaram o resumo expandido devem ser realizados até o dia 20 de agosto de 2021 – sob pena de não inclusão no e-book, caso não seja enviado até esta data limite.

* ATENÇÃO: Em breve, a Comissão Científica do Congresso divulgará uma nota contendo mais informações quanto as normas específicas desta publicação.

Para possibilitar a apresentação no evento e a possível publicação posterior, autores e coautores com artigos aceitos devem efetuar e confirmar o pagamento das respectivas inscrições até dia 23 de junho de 2021.

CRITÉRIOS PARA AUTORIA E SUBMISSÃO

São aceitas propostas de graduandos, profissionais e pesquisadores (graduados, mestres ou doutores) e estudantes de pós-graduação (cursando especialização, mestrandos e doutorandos).

É possível enviar uma (01) proposta como autor/a principal e mais duas (02) como coautor/a. Cada trabalho submetido deve ter o número máximo de quatro (04) autores/as: um/a autor/a principal e até três (03) coautores/as.

NORMAS DE FORMATAÇÃO

A proposta de artigo completo deve ser enviada ao e-mail comunicavertentes@gmail.com para submissão, conforme aderência do trabalho à ementa. Consulte abaixo ou na lista dos GTs, suas coordenações e ementas.

A proposta de artigo completo deve ser enviada em duas versões, em Word e também em PDF, impreterivelmente seguindo o arquivo do modelo e conter:

  • Título: em negrito, fonte Times New Roman, 12, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado;
  • Autor(es): em Times New Roman, 12, à esquerda, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) e endereço eletrônico;
  • Resumo: em um único parágrafo, com no mínimo cinco (05) e no máximo dez (10) linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento simples entre linhas;
  • Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por mínimo de três (03) e máximo de cinco(05) palavras-chave, as quais dialoguem com o GT escolhido e resumam o conteúdo do trabalho;
  • Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm;
  • Referências: conforme norma da ABNT.

O artigo completo deve ter no mínimo quinze (15) e no máximo dezoito (18) páginas, incluindo todas suas partes componentes.  

Enviar o artigo completo para o e-mail: comunicavertentes@gmail.com

Usar o arquivo modelo anexo. Salvar em Word e também em PDF, identificar o arquivo da seguinte forma: GTescolhido_Nome(s) do(s) autor(es)_ICCCV.

Na submissão, os/as autores/as devem solicitar e aguardar resposta de confirmação do recebimento pela respectiva coordenação do GT. Na ausência de resposta em breve, recomenda-se fazer um novo envio, para evitar problemas de extravio.

Clique aqui e baixe agora o template disponível para submissão de trabalhos.

Os melhores trabalhos serão selecionados para compor o e-book. Para passarem pela análise quanto a publicação virtual, os autores dos resumos expandidos deverão enviar o trabalho completo, na formatação acima, até o dia 20 de agosto de 2021.

GRUPOS TEMÁTICOS
  • GT 1 – Comunicação, Pós-Verdade e Pandemia

Coordenação: Me. Mayra Regina Coimbra (UFJF)
E-mail: mayrarcoimbra@gmail.com

Ementa: A pandemia da Covid-19 provocou intensas transformações na sociedade do mundo todo. Diferentemente do que aconteceu em outras pandemias, nesta, não houve um isolamento informacional. Pelo contrário, há a presença de inúmeros canais de informação e comunicação. Nesse cenário damos destaque a intensificação de alguns fenômenos como o descrédito na ciência, a circulação de notícias falsas, teorias da conspiração e desinformação. Sendo assim, este GT pretende refletir sobre a dimensão comunicativa presente nessa nova experiência social e observar as transformações na prática jornalística e na forma como o jornalismo tem sido um suporte importante para divulgação da ciência e, ainda, na relação das sociedades com essas informações.

Palavras-chave: Pandemia; Covid-19; Fake News; Desinformação; Pós-verdade; Jornalismo.

  • GT 2 – Comunicação, Política e Gênero

Coordenação: Me. Deborah Luísa Vieira dos Santos (UFSJ)
E-mail: deborahvieira@ufsj.edu.br

Ementa: A comunicação e seus diversos meios e suportes participam da formação do indivíduo e sua identidade, da construção do conhecimento e da realidade social, bem como, da transformação ou manutenção de estigmas, preconceitos e poder simbólico. Nesse sentido, esse GT tem como objetivo reunir pesquisas que partem da interface mídia e política, tendo como atravessamentos às questões de gênero.

Em 10/6, esse GT passou por uma reformulação. Saiba mais na nota disponível aqui.

Palavras-chave: Comunicação e Política; Gênero; Interseccionalidade; Minorias.

  • GT 3 – Comunicação Partidária e Campanha Permanente

Coordenação: Me. Willian José de Carvalho (UFJF)
E-mail: wjcjornalismo@gmail.com

Ementa: Aceita pesquisas que busquem compreender a relação entre o campo da política e a esfera midiática a partir dos conceitos de campanha permanente, entendida como a confluência entre a comunicação governamental e a comunicação política e eleitoral. Também como pesquisas que buscam investigar as estratégias midiáticas e políticas aplicadas à comunicação político-eleitoral, com especial ênfase na construção e projeção de imagens públicas de seus atores com finalidade de consolidação de posicionamento junto ao eleitorado.

Palavras-chave: Comunicação Política e Eleitoral; Estratégias Comunicacionais; Partidos Políticos; Campanha Permanente; Imagem Pública.

  • GT 4 – Comunicação Digital e Redes Sociais Online

Coordenação: Me. Marina Alvarenga Botelho (UNIP)
E-mail: inabotelho@gmail.com

Ementa: O Grupo Temático aceita trabalhos que discutam a produção, a circulação e a distribuição de conteúdo nos ambientes digitais, com ênfase nas redes sociais online. O propósito é refletir, a partir de estudos teóricos e empíricos, as novas formas comunicacionais e representacionais, públicas e privadas, no contexto da sociedade midiatizada e conectada. Consideramos investigações e análises sobre corpus e metodologias que trabalhem com estratégias e tendências em mídias sociais e plataformas digitais, métricas e monitoramento de redes, análises de redes, práticas discursivas e gêneros textuais diversos no âmbito da cibercultura.

Palavras-chave: Redes Sociais Online; Midiatização; Circulação; Interação; Análise de Redes.

  • GT 5 – Comunicação e Grupos Minorizados

Coordenação: Profa. Dra. Filomena Maria Avelina Bomfim
E-mail: myosha@gmail.com

Ementa: A comunicação como arena de disputas simbólicas em que grupos minorizados (sejam grupos étnico-raciais, de gênero ou LGBTQ+) estabelecem formas de lutas contra hegemônicas. O GT acolhe trabalhos e pesquisas que reflitam desde o enquadramento estigmatizado dado pela mídia hegemônica a estes grupos minorizados bem como às formas de lutas e de resistência que tais grupos encontram por meio do espaço midiático para terem voz e fazerem valer seus direitos.

Em 10/6, esse GT foi criado. Saiba mais na nota disponível aqui.

Palavras-chave: Questões étnico-raciais; LGBTQ+; Resistência; Grupos minorizados; Contra-hegemônica.

  • GT 6 – Estudos Interdisciplinares em Comunicação

C

Coordenação: Me. Mariane Motta de Campos (UNIP)
E-mail: marianemottadecampos@hotmail.com

Ementa: Estudo da Comunicação como campo transdisciplinar do conhecimento e suas especificidades. Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Interfaces do campo da Comunicação com outras áreas do Conhecimento – Política, Economia, Linguística, Esporte, Educação, entre outras.

Palavras-chave: Estudos Interdisciplinares; Teorias da Comunicação; Comunicação e Política; Interfaces Comunicacionais.

  • GT 7 – Mídia e Campanhas Eleitorais

Coordenação: Esp. Arthur Raposo Gomes (UFSJ)
E-mail: arthurraposogomes@gmail.com

Ementa: Recebe trabalhos científicos que tratam sobre a relação entre a mídia e as campanhas eleitorais: ações de comunicação feitas em período específico com a intenção de buscar votos. Nesse sentido, o GT acolhe pesquisas vinculadas, principalmente, aos seguintes temas: a) conteúdo exibido no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em cadeias de rádio e TV; b) conteúdo político promocional veiculado na web; c) estratégias de comunicação de candidaturas; d) comunicação eleitoral multimídia; e) regulamentação publicitária e eleitoral; f) construção e projeção de imagens de atores políticos durante o período eleitoral; g) espaço do jornalismo no momento de campanha; h) análises históricas quanto ao tema.

Palavras-chave: HGPE; Campanhas Eleitorais; Comunicação Político-Eleitoral; Ciberespaço; Estratégias de Comunicação.

TEMPLATE

Para submeter um artigo completo ou resumo expandido ao I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, os autores devem adequar as respectivas pesquisas ao seguinte template.

(Atualizada – 10/6/2021 – 13h02)